A insane RT Framework possui uma arquitetura hierárquica de 5 camadas e componentes de acesso público estático.
Com esta arquitetura, é possível dar escalabilidade ao projeto , mesmo estando em franco desenvolvimento, ou seja , há ainda diversos componentes em etapa de evolução e desenvolvimento, onde suas interfaces estão sendo definidas apropriadamente.
Com esta arquitetura , é possível também realizar um melhor modelo de aplicação, já que devido aos componentes serem subdivididos por conceito, a duplicação de código é reduzida por design.
Com uma abordagem de desenvolvimento Bottom-Up todos os componentes foram desenvolvidos a partir de componentes próprios nas camadas mais baixas da aplicação(Acesso a Hardware) , bem como possibilitando objetos mais consistentes e funcionalidades mais simples nas camadas superiores do framework.
“As camadas na Insane RT Framework estão sendo aplicadas através de conceitos de camada Lógica e Física, onde as camadas físicas estão implementadas através de dependências presentes na compilação dos componentes que formam a camada, obrigando o programador a seguir impreterivelmente a hierarquia adotada pelo framework.
Nas camadas lógicas, as mesmas serão transformadas em camadas físicas no futuro, e apenas estão sendo consideradas lógicas para possibilitar o franco desenvolvimento das rotinas, sem que sejam gerados esforços demasiados provenientes da mudança constante no modelo de aplicação do componente e suas rotinas.